LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sacolas Plásticas


E agora? Onde eu jogo o meu lixo?
           Os moradores do estado do Rio de Janeiro têm se deparado com uma discussão polêmica: a lei que foi aprovada relacionada à restrição do uso dos sacos plásticos nos estabelecimentos comerciais.  
           Muita gente tem questionado como fazer para jogar o lixo fora se não tiver mais sacos plásticos. Nós resolvemos pesquisar para entender o problema e encontrar uma resposta a essa questão.
O problema todo é o uso excessivo e o descarte inadequado dessas sacolas plásticas. Como elas são distribuídas “de graça” (entre aspas porque de graça não é - o preço delas está embutido nos produtos que compramos) nós as usamos sem piedade. Se começarmos a pagar por essas embalagens, vamos pensar melhor antes de jogar um saquinho vazio – ou metade cheio.
Na lista abaixo estão alguns dos problemas causados pelas sacolas plásticas que são descartadas de maneira imprópria no meio ambiente.

            
  • sacos plásticos ajudam a entupir bueiros o que provoca inundações nas cidades; 
  • sacos plásticos vão parar em rios, lagos e oceanos, o que provoca mortes por inanição de animais aquáticos; 
  • sacos plásticos aumentam o volume total do lixo, que vão parar nos aterros e lixões, diminuindo a vida útil destes. Além disso, sua propriedade impermeabilizante atrapalha a decomposição dos resíduos; 
  • sacos plásticos podem levar mais de 400 anos para sumir totalmente da natureza (quando nossos tataranetos nascerem eles ainda vão estar presentes na natureza); 
  • sacos plásticos são feitos a partir do petróleo – um combustível não renovável – e poluente. Além disso eles são muito leves, e podem sair voando por aí, e causar outros tipos de poluição.


Nós descobrimos algumas soluções simples para evitar todos esses problemas. LEIA COM ATENÇÃO AS DICAS ABAIXO:

  • Você pode comprar sacos para lixo feitos de plástico reciclado. Ou seja, não é preciso retirar mais petróleo para fabricá-los, que no final das contas vai parar no lixo mesmo. E sacos plásticos entregues no supermercado têm que necessariamente ser plástico virgem de acordo com normas da Anvisa, pois estaremos carregando alimentos.
  • Sabe os sacos que embalam o arroz, o feijão, o acúçar? Eles também podem ser usados para jogar o lixo – do banheiro por exemplo. Também tem os saquinhos plásticos que colocamos dentro as frutas e verduras no supermercado.
  •             Enfim, temos bons motivos para parar de usar sacos plásticos! Dificilmente eles serão exterminados! Mas isso não impede que cada um tenha a consciência de fazer o seu melhor – e de promover individualmente a melhoria da qualidade ambiental da sua cidade (e de sua vida)!
     Por isso nós entramos na Campanha chamada “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente, sobre a conscientização do uso das sacolas plásticas.
    Participe você também!


    Todas as informações foram retiradas do blog Meu Mundo Sustentável. Quer saber mais acesse:



    12 comentários:

    1. Isso é muito importamte! Pedro Escobar

      ResponderExcluir
    2. Muito importante!!!!!! Esdras

      ResponderExcluir
    3. ESSAS DICAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA NÓS,QUE NÃO SABEMOS COMO ARMAZENAR AS COMPRAS E JOGAR O LIXO FORA.PARABÉNS!!! RITA MAGNINO

      ResponderExcluir
    4. Precisamos usar sacolas da maneira correta!!!!! Daniel

      ResponderExcluir
    5. achei o blog bonito

      ResponderExcluir
    6. As dicas são muito legais. Porém não é só a população que deve mudar o hábito de usar sacolas plásticas, mas as empresas que as fabricam, tornando-as biodegradáveis.
      Parabéns, Grêmio Estudantil pela conscientização.

      ResponderExcluir
    7. MAYARA MONTEIRO DE SOUZA15 de junho de 2012 às 10:22

      PANTA E MUITO LEGAU MUINTO BOUN

      ResponderExcluir
    8. EU GOSTO DE PLANTA !!!JONATHAN

      ResponderExcluir
    9. Eu Adorei eles fizeram uma coisa legal.

      ResponderExcluir
    10. esse comentario estar muito lindo paloma.

      ResponderExcluir
    11. precisamos usar sacolas reultilizaveis em vez das sacolas plasticas



      Paulo Victor
      Turma 1402

      ResponderExcluir