LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Água Potável 2



Água Potável

Leia os dados abaixo, e reflita o quanto a água pode fazer falta no dia-a-dia de um ser humano. Pensem se vale à pena desperdiçar tanto na nossa casa enquanto outros estão morrendo pela falta desse líquido tão essencial nas nossas vidas.

Alguns dados sobre o problema da escassez de água potável no Brasil e no mundo:

  • São Paulo a maior cidade do país, está perto do limite. O volume de água de rios e represas disponível hoje é praticamente igual à demanda da população. A metrópole, de certa forma, já importa água. As represas da região metropolitana, abastecidas por nascentes, só dão conta de metade do consumo da cidade. O resto é bombeado da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, cujas águas naturalmente correriam pelo interior do Estado.
 
 
 
 
  • As mulheres africanas andam mais de 40 bilhões de horas por ano carregando cisternas que pesam até 18 kg para coletar água, que normalmente não é segura para beber.
  • Toda semana, cerca de 38.000 crianças menores de 5 anos de idade morrem por beber água imprópria para consumo e por condições de vida sem higiene.
 
 
 
  • O mundo está descobrindo que a escassez de água não é uma questão exclusiva de quem mora em regiões desérticas. Neste século, a água está se tornando a questão central por trás dos grandes conflitos no planeta. Um relatório encomendado pela ONU constatou que no século 21, a escassez de água se tornará uma das principais causas de conflitos na África.
  • No Brasil, o conflito já começou. A disputa pela água no Brasil já deixou o Agreste nordestino, chegando ao Sul e Sudeste. Estudo da ONU menciona conflitos pelo uso da água dos rios Paraíba do Sul, Piracicaba, Capivari - na Região Sudeste.
  • Na região metropolitana de Porto Alegre, cidades como Santo Antônio da Patrulha, Gravataí, Alvorada e Cachoeirinha, uma área, que reúne 650 mil habitantes, no verão, a estiagem faz a vazão do rio Jacuí, cair 40%. Nos anos mais críticos, o Ministério Público precisa intervir para garantir a prioridade da população e não para a atividade agrícola.
 

·        Água e meio ambiente:
O descaso com os recursos hídricos nos países industrializados causa mais impacto que os seres humanos – isso provoca devastação ambiental.

  • Excesso de Resíduos: Todos os dias, 2 milhões de toneladas de dejetos humanos são eliminados nas fontes de água. Isto não só afeta negativamente o ambiente, mas também prejudica a saúde das comunidades vizinhas. Uma estratégia para evitar uma futura escassez de água é algo que parece evidente: parar de matar as nascentes. 
  • O desmatamento e a pavimentação do solo, para construir casas e estradas, estão secando os mananciais de água pura que alimentam rios e lagos. Esse é o drama de São Paulo, uma cidade cuja periferia cresce com favelas que ocupam irregularmente o último cinturão verde. 
  •  Oceanos Poluídos: Mortes e doenças causadas pela contaminação das águas costeiras custam à economia global 12,8 bilhões dólares por ano.
  • Rios Inabitáveis: Hoje, 40% dos rios do América e 46% dos lagos da América estão poluídos demais para pescar, nadar, ou possuir vida aquática.
 

Soluções para água:
Precisamos começar a agir agora para não termos problemas no futuro. A boa notícia é que existem grandes organizações trabalhando em soluções e novas ferramentas que permitem que as pessoas façam a sua parte para resolver a crise da água.

  • As Nações Unidas declararam o acesso à água potável e saneamento mais um direito humano. Mas estamos longe de programar soluções para garantir o acesso básico à água potável.
  • A Conservação Começa em Casa. Uma pessoa usa em média 465 litros de água por dia. A primeira ação é usar a água de forma eficiente e adotar tecnologias mais eficazes. Hoje algumas empresas constroem condomínios residenciais com cuidados extras no uso da água. Como por exemplo:
Ø  A água do chuveiro e da pia dos banheiros é tratada e reutilizada nos vasos;
Ø  A água coletada da chuva é usada para irrigar os jardins;
Ø  Os chuveiros também têm redutores de vazão;
Ø  As torneiras só liberam água quando você aperta um botão;
Ø  O sistema, chamado temporizador, é cada vez mais comum em sanitários públicos, mas não nas casas.

  • Todos nós podemos dar pequenos passos para ajudar a manter a poluição longe de nossos rios e córregos, eliminando corretamente os resíduos domésticos.
  • Comunidades em todo o mundo estão tomando medidas para reduzir o desperdício de garrafas de água, eliminando a água engarrafada.
  • Organizações como Water.org e charity: water estão se empenhando para levar água potável para as comunidades no mundo em desenvolvimento.
 Mais informações:

4 comentários:

  1. Precisamos ter consciência do real valor da água!

    ResponderExcluir
  2. My brother suggested I might like thiѕ wеbsite.
    He was oncе entirely right. This put up actuallу mаԁe my day.
    You can not believe just how a lot time I had spent
    fοr thіs іnfo! Thank you!

    Here is my webρage :: pedigreebooks.com

    ResponderExcluir
  3. Hi there are using Worԁрress foг уouг sіte platfοrm?
    I'm new to the blog world but I'm trying to get staгted and crеatе
    my own. Do you гequire any html cοding exреrtіse tο maκe
    yоur oωn blog? Αny hеlp wоuld bе reаlly appгeсiated!


    my web page - http://www.sfgate.Com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  4. Thanks fог finally talking about > "�gua Pot�vel 2" < Liked it!

    Also visit my web site; гafaelaface.

    com.ar

    ResponderExcluir