LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto Cecília Meireles


               Nos meses de maio e junho houve uma exposição chamada Retrato de Cecília, que mostrava um pouco da biografia de Cecília Meireles. Todas as turmas visitaram a exposição e puderam conhecer um pouco sobre essa grande poetisa brasileira. Segue abaixo um pequeno resumo sobre a vida de CECíLIA MEIRELES:



Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nasceu em 7 de janeiro de 1901. O pai, faleceu três meses antes do seu nascimento, e sua mãe, quando ainda não tinha três anos. Foi criada por sua avó, D. Jacinta Garcia Benevides.
Aos nove anos, ela começou a escrever poesia. Frequentou a Escola Normal no Rio de Janeiro, entre os anos de 1913 e 1916. Cecília estudou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional.
Em 1919, aos dezoito anos de idade, Cecília Meireles publicou seu primeiro livro de poesias, Espectros, um conjunto de sonetos simbolistas.
No ano de 1922 casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas, a mais conhecida é Maria Fernanda que se tornou atriz de sucesso. Seu marido, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1935. Voltou a se casar, no ano de 1940, quando se uniu ao professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo, falecido em 1972. 
 Sua poesia, marcada com musicalidade, foi bastante direcionada ao público infantil como pode ser conferido em livros como: “O cavalinho branco”, ”O menino azul”, ”Sonhos de menina” e ”Ou isto ou aquilo”
Seu interesse pela educação a fez fundar a primeira Biblioteca Infantil do Rio de Janeiro.
A concessão do Prêmio de Poesia Olavo Bilac, pela Academia Brasileira de Letras, ao seu livro Viagem, em 1939, resultou de animados debates, que tornaram manifesta a alta qualidade de sua poesia.

 Saiba mais acompanhando nossas postagens.









Nenhum comentário:

Postar um comentário