LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Aprendendo com o nordeste do país

No mês de junho iniciamos a realização do Projeto midiaeducativo "Aprendendo com o nordeste do país"  que foi planejado pela Coordenadora Catia Maria da Escola Municipal IV Centenário e pretende discutir com os alunos a importância da leitura e escrita , através do conhecimento da cultura nordestina
O tema foi escolhido por ser um assunto pertinente a formação da população que vive na comunidade da Maré , por sua riqueza em músicas, danças e culinária , por estarmos comemorando cem anos do nascimento do cantor e compositor LUIZ GONZAGA e por poder ser pesquisado em diversas mídias.
Como os alunos apresentam dificuldades na leitura e produção de textos, o assunto permitirá que eles entrem em contato com textos variados através de diferentes mídias, dando suporte para o desenvolvimento de sua produção textual oral e escrita , melhorando sua leitura e ampliando sua cultura. Portanto, a execução do projeto irá ajuda-los de forma prazerosa a desenvolver as habilidades em que apresentam maior dificuldade, através de uma proposta com base no uso de diferentes mídias.  Estarão envolvidos no projeto o Coordenador Pedagógico que será o Coordenador do Projeto, o professor da turma que será o Orientador, um professor de dança , ( cedido pela Vila olímpica da Maré ), o professor de Sala de Leitura e as estagiárias de informática, que farão o suporte técnico e os alunos que irão executar o Projeto .
A execução do Projeto irá ajudá-los a participar ativamente do processo  transformador que a comunicação passa, através do diálogo das diferentes mídias com a sociedade. 
A escola não pode ficar fora desta dinâmica e utilizará estes recursos para ajudar na alfabetização de seus alunos.
Competências:
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”.
Rubem Alves
Com o objetivo de encorajar o vôo dos alunos , o projeto vem propor o uso das diferentes formas de linguagem verbal (oral e escrita ), buscando o desenvolvimento e domínio da língua, capacitando-o para uma atuação construtiva e transformadora na sociedade em que vive.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário