LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Algumas espécies de árvores brasileiras




Espécies Brasileiras


Angico

O angico é um nome comum às árvores do gênero das Piptadenia da família leguminosa-mimosoidea. Trata-se de uma árvore que pode atingir até 20 metros de altura, com um tronco livre de galhos que pode alcançar seis a sete metros. Tem um crescimento rápido e a sua copa é espalhada. É encontrada em quase todo o Brasil.
É uma árvore que prefere solos profundos, não gostando de solos rasos, muito úmidos ou inundados.
 
Sua madeira é dura e pesada, sendo utilizada para marcenaria, vigas, tacos, dormentes, rodas de engenhos, lenha, carvão etc.
O angico também é utilizado nos curtumes, pois a casca tem uma substância chamada tanino, que é muito boa para curtir couro. Da sua goma podemos Ter remédios para bronquites, infecções do pulmão e vias respiratórias, servindo ainda para depurar ou "afinar" o sangue.
As abelhas fazem um excelente mel da flor do angico. Suas folhas murchas podem se tornar nocivas para o gado. Todavia, bem secas, são uma excelente forragem para vacas, cabras e ovelhas.
No interior do Brasil, o angico é utilizado para matar formiga. Após deixar a casca ou as folhas de molho em água, durante 24 horas, coar e aplicar direto no olheiro do formigueiro.
_______________________________________________________________________

 

Ipê Amarelo
 
Seu nome comum é ipê amarelo do cerrado ou ipê do morro, ou ainda, cascudo. O nome científico é tabebuia chrysotricha. Da família das bignoniaceae, o ipê amarelo mede, em média, de 4 a 10 metros de altura. Suas flores são amarelas, em cacho, e seus frutos são vagens de 20 cm, geralmente ásperas.
Muito usado em paisagismo e arborização, o ipê floresce rápido, não sendo considerada uma árvore de grande porte.
_______________________________________________________________________

                                                                        Jacarandá
 
Conhecida como Jacarandá da Bahia, esta árvore tem como nome científico dalbergia nigra, sendo da família das leguminosae-papilionoideae. Também pode ser encontrada com o nome de jacarandá preto ou jacarandá craviúna.
Mede entre 15 e 25 metros, sendo considerada uma árvore de médio a grande porte. Suas folhas são pequenas, em cacho, e na cor clara. Dá vagens marrom com 1 ou 2 sementes como fruto.
 
O jacarandá é uma árvore muito procurada por causa da boa qualidade de sua madeira. Por ser muito explorada, dificilmente se vê hoje em dia um jacarandá de grande porte nas matas.
_______________________________________________________________________


                                    Jequitibá


Ficheiro:Jequitiba de 1500 anoscarangola.jpg



Da família das lecythidaceae, o jequitibá é conhecido como jequitibá branco. Mede entre 35 e 45 metros de altura, sendo considerada uma árvore de grande porte. É também uma das espécies mais presentes na região da mata atlântica. A boa qualidade de sua madeira faz com que seja muito procurada.


 Ficheiro:Jequitiba.jpg
            Suas folhas apresentam um tom avermelhado na primavera e suas flores são claras. Seu fruto já foi muito utilizado para fazer cachimbo.

_______________________________________________________________________

Peroba do campo
 peroba do campo



Seu nome científico é paratecoma peroba, da família das bignoniaceae. Muito conhecida como ipê peroba, peroba amarela e ipê baiano.
Sua altura média é de 20 a 40 metros, sendo considerada de grande porte. No passado, foi muito explorada pela boa qualidade de sua madeira.


Pesquisado nos sites abaixo: 

http://essetalmeioambiente.com/dia-da-arvore/
http://gabrielspider.blogspot.com.br/2011/09/21-de-setembro-dia-da-arvore.html

Imagens retiradas:

http://www.riodosul.sc.gov.br/portal/principal.php?pg=5154
http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/09/angico-anadenanthera.html
http://matarala.blogspot.com.br/2012/06/11-tejubode-inicia-nesta-sexta.html
http://www.vivaterra.org.br/arvores_nativas_3.htm


Um comentário:

  1. sou um amante destas arvores - procuro-as para plantio em sitio e terrenos baldios. Algumas ja tenho bom site

    ResponderExcluir