LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Árvores em risco de extinção



Árvores em risco de extinção


Pau-Brasil (Caesalpina Echinata Lam.)
 
Durante muito tempo o seu principal valor residia na produção de um corante denominado "brasileina" que era utilizado no tingimento de tecidos e na fabricação de tintas para máquina de escrever. A sua exploração intensa gerou muita riqueza no período colonial e estimulou a adoção do nome "Brasil" ao nosso país. É encontrada desde o Ceará até o Rio de Janeiro e apresenta o tronco e os frutos cobertos por espinhos. Floresce a partir do final de setembro se estendendo até meados de outubro. A frutificação ocorre nos meses de novembro a janeiro.



Palmito (Euterpe edulis Mart.)
 

Esta árvore tem como principal produto econômico o "palmito". Sua exploração comercial, se não for acompanhada de um replantio sistemático, pode causar a sua extinção. O palmito é uma parte do caule que, ao ser retirado para consumo, causa a morte da planta. Exclusiva da Mata Atlântica, essa árvore é encontrada desde o sul da Bahia até Rio Grande do Sul. Sua floração ocorre de setembro a dezembro e a frutificação nos meses de abril a agosto.

Jacarandá (Jacaranda macratha Cham.)
 
Árvore de madeira pesada, largamente utilizada na estrutura de móveis, instrumentos musicais, obras internas na construção civil, marcenaria e carpintaria. Ocorre nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, florescendo nos meses de novembro a janeiro, quando está quase totalmente sem folhas. A frutificação ocorre nos meses de setembro e outubro.

Pesquisado nos sites abaixo: 

http://essetalmeioambiente.com/dia-da-arvore/
http://gabrielspider.blogspot.com.br/2011/09/21-de-setembro-dia-da-arvore.html

Imagens retiradas:

http://www.riodosul.sc.gov.br/portal/principal.php?pg=5154
http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/09/angico-anadenanthera.html
http://matarala.blogspot.com.br/2012/06/11-tejubode-inicia-nesta-sexta.html
http://www.vivaterra.org.br/arvores_nativas_3.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário