LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Visita da equipe do GELP

 Rio mostra força diante de educadores de países ricos

:

Ontem, dia 06/11, foi publicada a seguinte reportagem, sobre a visita do GELP nas Escolas Municipais do RJ, no site: www.brasil247.com.

O setor de Educação do município do Rio de Janeiro terá uma oportunidade de ouro, a partir da tarde de hoje, de mostrar seus melhores programas para técnicos de todo o mundo. Ao mesmo tempo, será possível saber o que está-se passando pelo mundo na intersecção das novas tecnologias com as práticas pedagógicas. Essa é a proposta do GELP – Conferência Internacional do Programa Líderes da Educação Global, que reúne 80 profissionais de educação de 10 países a partir do final da tarde desta terça-feira 6, no Hotel Sheraton, no Leblon. A secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, participa da abertura da Conferência.
Pela primeira vez realizado no Brasil, o evento, que vai até esta sexta-feira 9 é organizado a cada seis meses. Os países que compõe o GELP atualmente são Estados Unidos, Finlândia, Brasil, Austrália, Canadá, China, Inglaterra, Índia, Nova Zelândia e Coréia do Sul.
No Rio, 80 representantes dos países que compõem o programa estarão discutindo os desafios da educação, a partir da utilização de novas tecnologias e novos métodos pedagógicos. Além da secretária de Educação, Claudia Costin, também participarão do encontro o diretor do GELP, o inglês David Albury, e organizador do evento, o australiano Tony Mackay,
O uso de novas tecnologias aplicadas à educação já faz parte da realidade das escolas da Prefeitura desde 2009, com investimentos de R$ 17 milhões. A Secretaria Municipal de Educação criou a Escola 3.0, projeto que traz novas abordagens tecnológicas às salas de aula e é sustentado por três pilares:
- Educopédia
Uma plataforma de aulas digitais criada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. Dentro da plataforma, professores e alunos do 1° ano do Ensino Fundamental contam também com o Pé de Vento, uma versão da Educopédia para a alfabetização.
Além disso, a plataforma conta ainda com a Educoteca. A ferramenta possibilita que alunos e professores usuários da Educopédia possam navegar por um acervo de livros digitais em uma plataforma web
- Portal Rioeduca
Tem como objetivo proporcionar uma comunicação mais eficaz entre o Nível Central da SME, Coordenadorias Regionais de Educação, professores e alunos.
- Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)
O SGA permite o gerenciamento centralizado de atividades acadêmicas nas escolas, como matrículas, formação de classes, planejamento de aula, entre outras ações.
Nesta quinta-feira (dia 8), os membros do GELP poderão acompanhar de perto as ações desenvolvidas pela SME nas escolas municipais. Eles poderão visitar o Espaço de Desenvolvimento Infantil Dona Lindu, além das escolas municipais: George Pfisterer; IV Centenário, Affonso Várzea e Ginásio Experimental de Novas Tecnologias André Urani (Escolas do Amanhã); Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch; Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca e CIEP Glauber Rocha.
 É um prazer participar desses eventos. Todos da E.M. IV Centenário estão aguardando pela visita do GELP e dos representantes da SME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário