LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conquistamos o tão sonhado Troféu!

Ele é nosso! Não é lindo?


Troféu Rio Educa 2012

A Equipe da E.M. IV Centenário, pais e alunos do CEC e Grêmio compareceram em peso, no espaço Vivo Rio,  para a premiação do Troféu Rio Educa 2012!
Conforme os apresentadores iam anunciando os vencedores nas mais diversas categorias, mais os nossos corações ficavam apertadinhos!
Até que o nosso blog foi anunciado! 
Quanta emoção! 
Mal acreditamos que esse prêmio, apesar do trabalho carinhoso desenvolvido, ficaria em nossas mãos...
Conhecemos trabalhos belíssimos e constatamos que nossa REDE trabalha com muita seriedade! 
Saímos da INVISIBILIDADE!
Quero agradecer à Equipe de Direção que acreditou desde o primeiro dia nesse trabalho, agradecer às professoras Elaine (http://emivcentenario.blogspot.com.br/) e Cristiane (http://tiacrismesquita.blogspot.com.br/) que colaboraram com algumas postagens, quero agradecer à Professora Verônica, da Sala de Leitura, pelo seu incentivo, agradecer aos demais professores, funcionários, pais e comunidade...
Foi uma sensação muito boa!
Todos estão de parabéns!
Esse prêmio é de nossa ESCOLA que faz um excelente trabalho! 
Parabéns a todos nós!

Um abraço carinhoso, 

                                         Professora: Monique Dias Manso 

Confira as fotos da grande noite:
ABERTURA

           
                                                               
                                                                              




                      

                                    
                                                                                                                                                                                     


                         

                                                                                                                        

                 
                                                                                                                              



                                                                                             

         
                                                                                                   





quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Proclamação da República


                                


república é uma forma de governo que tem como objetivo principal atender aos interesses dos cidadãos. Neste regime é o povo que elege seu governante, portanto é um regime mais democrático e é este regime que vigora no Brasil atualmente. Mas... Nem sempre foi assim, pois entre 1822 e 1889 era o regime monárquico que vigorava em nosso país e ao longo desse período tivemos dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. Por ser um tipo de regime que não leva em consideração as necessidades do povo, ao longo de todos esses anos o regime monárquico ficou desgastado e a necessidade de mudanças cada vez mais evidente.
Houve várias tentativas de mudança: a primeira delas ocorreu em 1789, em Vila Rica, Minas Gerais, onde vivia Tiradentes e outros revolucionários que tentaram modificar a realidade, principalmente por não concordarem com os altos impostos cobrados pelo rei. Esse movimento ficou conhecido com a Inconfidência Mineira e não acabou nada bem, pois Tiradentes terminou sendo preso e enforcado, encerrando temporariamente com as manifestações. Depois, em 1824, outro grupo revolucionário, agora de Pernambuco, tentou ir contra o imperador, constituindo a Confederação do Equador, ação que durou apenas 4 meses e também resultou na prisão e morte de muitos dos envolvidos.
Ainda em 1836, lideres do Rio Grande do Sul entram em guerra contra o Imperador organizando a Revolução Farroupilha, grupo que também foi derrotado e a monarquia continua imperando no país.
Com todas essas derrotas e como a insatisfação estava evidente em todas as classes sociais, houve acontecimentos determinantes para que a proclamação da república realmente acontecesse: os fazendeiros ficaram descontentes com a abolição da escravatura e exigiam que o imperador os indenizasse; e, os produtores de café do interior paulista eram favoráveis às ações liberais e mão de obra livre. Cada vez mais isolado, o imperador recebeu o golpe final porque, aos poucos, os militares também foram se revoltando contra o império.
Assim, a Proclamação da República foi um evento que contou com a participação de muitas pessoas, entre elas as que participaram das campanhas abolicionistas, os fazendeiros e o exército. Quem começou, de fato, a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio de Janeiro. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais.

Curiosidades
Antes de viajar para Portugal, no dia 17 de novembro, Pedro II escreveu uma mensagem para o povo brasileiro: "Cedendo ao império das circunstâncias, resolvo partir com toda a minha família para a Europa amanhã, deixando esta pátria de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação durante quase meio século em que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, eu com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo votos por sua grandeza e prosperidade."

(fonte: Guia dos Curiosos)
(fonte:http://www.smartkids.com.br/especiais/proclamacao-da-republica.html)

Troféu Rio Educa

No dia 21 de novembro vamos conhecer os vencedores do Troféu Rio Educa!

Estamos concorrendo!


Boa sorte a todos!


Minha foto
GRÊMIO

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Visita do GELP em nossa escola!




Este mês, entre os dias 6 e 9, a cidade do Rio de Janeiro sediou o Global EducationLeaders’ Program – GELP – um encontro de líderes governamentais de 13 países, que se reúnem presencialmente e virtualmente para trocar experiências sobre a inovação na educação, com ênfase no uso de novas tecnologias.

O encontro do GELP é realizado a cada seis meses. Entre os países participantes estão Brasil, Estados Unidos, Austrália, China, Coréia do Sul, Finlândia, Índia, Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá.  

Esta foi a primeira vez que o GELP ocorreu no Brasil, especificamente, na cidade do Rio de Janeiro. 



No dia 08 de novembro, oito escolas da rede municipal do Rio de Janeiro receberam a visita de pequenos grupos do GELP, acompanhados da Equipe da Educopédia: CIEP Glauber Rocha, EM George Pfisterer, EM Juan Antonio Samaranchi, EM IV Centenário, EM André Urani, EM Orsina da Fonseca, Espaço de Desenvolvimento Infantil Dona Lindu e EM Professor Affonso Várzea.

Foi uma honra recebê-los!
                          
Mesa de recepção


Painel de boas vindas feito pela
professora Elaine Sabino


Nossa escola recebeu a visita do grupo formado por representantes da China, Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, acompanhados da gerente do RioEduca, Lilian Ferreira, da representante da GED/4ª CRE, Fernanda, das diretoras da escola, Rita Magnino e Eliane Rodrigues, da coordenadora da escola, Cátia Maria, da professora de inglês, Elaine Sabino e do intérprete Alex.










Foto: Alunos da EM IV Centenário em linda apresentação para os nossos visitantes do GELPRIO2012
Apresentação da turma 1102,
com a música "Xote das Meninas" 

Os visitantes foram recebidos com duas apresentações de danças folclóricas, realizadas pelas turmas 1101 e 1102, em parceria com a Vila Olímpica da Maré, homenageando Luiz Gonzaga. 
Apresentação da turma 1101, com a música "Cocada".









Em seguida, conheceram as instalações da escola e observaram os trabalhos realizados pelos alunos. 
Observando os alunos da turma 1203.
A representante dos Estados Unidos
conversando com os alunos  da turma 1201.

Nossa Coordenadora Pedagógica


Obtendo informações sobre a escola
com a diretora Rita Magnino




Após o almoço, conversaram com os alunos do CEC, do Grêmio e com duas mães
representantes.
                                                                          
Momento de troca com os alunos e as mães. 
Alunos, mães, professores
e visitantes do GELP.

















Apresentação da turma 1401.




No encerramento da visita, assistiram a apresentação da turma 1401, que cantou a música “We are the world”.





... deixaram mensagens no livro ata e receberam uma pequena lembrança de nossa escola.  



Representante dos Estados Unidos.

Representante da  Nova Zelândia. 
  
Representante dos Estados Unidos.

Representante da China.
Representante dos Estados Unidos.


Representante da Austrália recebendo uma lembrancinha da escola.





As diretoras Rita e Eliane ficaram bastante emocionadas com a mensagem deixada  pelos visitantes do GELP à direção da escola.




A visita do GELP Rio foi maravilhosa! Foi um grande aprendizado para todos nós. E eles ficaram encantados com o trabalho realizado em nossa escola!





Leia mais no Blog da Família de Mídias Sociais Educopédia 




E na página oficial do evento


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Visita da equipe do GELP

 Rio mostra força diante de educadores de países ricos

:

Ontem, dia 06/11, foi publicada a seguinte reportagem, sobre a visita do GELP nas Escolas Municipais do RJ, no site: www.brasil247.com.

O setor de Educação do município do Rio de Janeiro terá uma oportunidade de ouro, a partir da tarde de hoje, de mostrar seus melhores programas para técnicos de todo o mundo. Ao mesmo tempo, será possível saber o que está-se passando pelo mundo na intersecção das novas tecnologias com as práticas pedagógicas. Essa é a proposta do GELP – Conferência Internacional do Programa Líderes da Educação Global, que reúne 80 profissionais de educação de 10 países a partir do final da tarde desta terça-feira 6, no Hotel Sheraton, no Leblon. A secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin, participa da abertura da Conferência.
Pela primeira vez realizado no Brasil, o evento, que vai até esta sexta-feira 9 é organizado a cada seis meses. Os países que compõe o GELP atualmente são Estados Unidos, Finlândia, Brasil, Austrália, Canadá, China, Inglaterra, Índia, Nova Zelândia e Coréia do Sul.
No Rio, 80 representantes dos países que compõem o programa estarão discutindo os desafios da educação, a partir da utilização de novas tecnologias e novos métodos pedagógicos. Além da secretária de Educação, Claudia Costin, também participarão do encontro o diretor do GELP, o inglês David Albury, e organizador do evento, o australiano Tony Mackay,
O uso de novas tecnologias aplicadas à educação já faz parte da realidade das escolas da Prefeitura desde 2009, com investimentos de R$ 17 milhões. A Secretaria Municipal de Educação criou a Escola 3.0, projeto que traz novas abordagens tecnológicas às salas de aula e é sustentado por três pilares:
- Educopédia
Uma plataforma de aulas digitais criada pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. Dentro da plataforma, professores e alunos do 1° ano do Ensino Fundamental contam também com o Pé de Vento, uma versão da Educopédia para a alfabetização.
Além disso, a plataforma conta ainda com a Educoteca. A ferramenta possibilita que alunos e professores usuários da Educopédia possam navegar por um acervo de livros digitais em uma plataforma web
- Portal Rioeduca
Tem como objetivo proporcionar uma comunicação mais eficaz entre o Nível Central da SME, Coordenadorias Regionais de Educação, professores e alunos.
- Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)
O SGA permite o gerenciamento centralizado de atividades acadêmicas nas escolas, como matrículas, formação de classes, planejamento de aula, entre outras ações.
Nesta quinta-feira (dia 8), os membros do GELP poderão acompanhar de perto as ações desenvolvidas pela SME nas escolas municipais. Eles poderão visitar o Espaço de Desenvolvimento Infantil Dona Lindu, além das escolas municipais: George Pfisterer; IV Centenário, Affonso Várzea e Ginásio Experimental de Novas Tecnologias André Urani (Escolas do Amanhã); Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch; Ginásio Experimental Carioca Orsina da Fonseca e CIEP Glauber Rocha.
 É um prazer participar desses eventos. Todos da E.M. IV Centenário estão aguardando pela visita do GELP e dos representantes da SME.