LETREIRO DE RECADOS

Semana de prova de 01 à 05 de setembro. ESTUDE!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Maratona de Histórias - Projeto: "Um Autor Muito Maluquinho"

Maratona de Histórias

Projeto: "Um Autor Muito Maluquinho"


A Professora de Sala de Leitura Verônica e os Professores Regentes, com o incentivo da Direção e Coordenação estão trabalhando neste bimestre o projeto "Um Autor Muito Maluquinho”, lembrando a trajetória de Ziraldo que completa 80 anos em 24 de outubro.
Durante o mês de outubro todas as turmas leram obras do autor e prepararam uma apresentaçõa para o dia da Maratona de Histórias que acontecerá dia 25 de outubro.


Essa semana, em nossas postagens, contaremos como foi realizado esse trabalho, a biografia do Autor, suas obras e criações.







BIOGRAFIA

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.
Ziraldo tem paixão pelo desenho desde a mais tenra idade. Teve seu primeiro desenho publicado em 1938, aos 6 anos, no jornal A Folha de Minas. Desenhava em todos os lugares - na calçada, nas paredes, na sala de aula... Outra de suas paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caia nas mãos: Monteiro Lobato, Viriato Correa, Clemente Luz ( O Mágico), e todas as revistas em quadrinhos da época. Já nesse momento, ao ler as páginas do primeiro "Gibi", sentiu que ali estava o seu futuro.
Ziraldo explodiu nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente Supermãe e Mineirinho - O Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.
Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, é a história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Nesse livro usou o máximo de cores e o mínimo de palavras. A Embaixada Dos Estados Unidos no Brasil presenteou com um exemplar os astronautas americanos que pisaram na lua pela primeira vez, quando de sua visita ao Brasil. Neil Armstrong, um dos astronautas leu o livro e comovido, escreveu ao autor: The moon is FLICTS. Essa história conquistou fás em todo o mundo.

No final dos anos 70, Ziraldo publicou O Planeta Lilás, um poema de amor ao livro, em que mostra que ele é maior que o Universo, pois cabe inteirinho dentro de suas páginas.
A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, video-game, Internet e cinema. Uma sequência do filme deve ser lançada em breve!

Outro personagem que fez muito sucesso e que ganhou vários livros, inclusive recentemente, foi o Bichinho da Maçã. 
Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral online, em uma iniciativa pioneira.

Ziraldo já foi até definido como uma doce mistura de seus personagens: genuinamente brasileiro como o Pererê; exagerado como a Supermãe; mineirinho como o Comequieto; bondoso e gentil como o Jeremias; e impossível como o Menino Maluquinho.

10 comentários:

  1. Eu gostei da apresentação da professora muito maluquinha. Foi demais!!!

    Ass: Miguel

    ResponderExcluir
  2. A peça da minha turma foi muito legal. Uma professora muito maluquinha.

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Ri muito com o Junin que faz xixi na cama. kkkkk

    kayky

    ResponderExcluir
  4. O menino maluquinho escreveu no muro que o junin fez xixi na cama. Foi demais!


    Helena

    ResponderExcluir
  5. Eu ri bastante na parte que o menino maluquinho pegou uma cobra feita de meia de chulé, a minha turma também riu muito.

    Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Quando o Bocão escreveu na parede que o maluquinho fazia xixi na cama eu ri muito, foi a parte mais legal pra mim.

    Renato

    ResponderExcluir
  7. Gostei mais quando o Bocão fez xixi nas calças de tanto rir. kkkk

    João Pedro

    ResponderExcluir
  8. A professora maluquinha estava bem engraçada. Gostei da asa e do chapéu de Napoleão.


    Milene

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito da historinha da professora muito maluquinha.

    Lívea

    ResponderExcluir
  10. Gostei de todas as histórias do menino maluquinho.


    Gabriel

    ResponderExcluir